sexta-feira, 27 de abril de 2012


LOMOGRAFIA

Lomografia, a nova onda do momento, na verdade ja existe a algum tempo, mas parece que agora está aparecendo mais ai pelo mundo.
Lomografia é um fenómeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação.
As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos, com efeitos nostágicos, “imitando” sonhos, fazendo com que objetos comuns ganhem encanto, detalhes que em outras situações passariam despercebidos. Caracterizadas por misteriosas vinhetas, sobreposições, vazamentos, grãos lo-fi, borrões e um mágico equilíbrio entre contraste e saturação.
Hoje, a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo. Entre estes existem meros mortais como nós, mas também famosas individualidades como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns.
A idéia básica da Lomografia – sê rápido, não penses, não tenhas preconceitos em relação ao teu ambiente, absorve tudo, colecciona e diverte-te a ser comunicativo – difundiu-se, cresceu e deu lugar a uma cultura de comunicação que é partilhada por todos.
Regras Básicas da Lomografia

Os lomógrafos convivem com um conjunto de dez regras básicas:
-Leve a sua Lomo para onde vá.
-Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
-A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
-Aproxime-se o mais possível do objecto a ser fotografado.
-Não pense.
-Seja rápido.
-Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar...
-...Nem posteriormente.
-Não fotografe com os olhos.
-Não se preocupe com as regras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO SCRAP